Michel Temer
Foto: Eraldo Peres/AP, via The Intercept

Glenn Greewald publica en The Intercept este artículo que explica la situación política en Brasil, donde la presidenta electa por segunda vez hace 18 meses está sufriendo lo que ella ha llamado un “golpe de estado sin armas”. La nota aparece tanto en inglés como en portugués, idioma que por sus semejanzas con el español los lectores de El Molino Online podrán comprender. 

Não é fácil, para quem olha de fora, compreender todas as argumentações em jogo a respeito da crise política no Brasil e os esforços para depor sua presidente, Dilma Roussef, que venceu as eleições há apenas 18 meses, com 54 milhões de votos. A melhor maneira de entender a verdadeira natureza antidemocrática do que está acontecendo, no entanto, é olhar para a pessoa que os oligarcas brasileiros e suas organizações de mídia tentam empossar como Presidente: o Vice-Presidente Michel Temer, implicado em corrupção, extremamente impopular e servo fiel dos plutocratas. Dessa forma, torna-se claro o que realmente está acontecendo e porque o mundo deveria estar profundamente angustiado.

O chefe do New York Times no Brasil, Simon Romero, entrevistou Temer esta semana, e assim começa seu excelente artigo:

RIO DE JANEIRO – Uma pesquisa recente mostrou que apenas 2% dos brasileiros votariam nele. Ele está sob suspeita por conta de um depoimento que ligou seu nome a um enorme escândalo de propina. E uma alta corte da justiça decidiu que o Congresso deve considerar a abertura de impeachment contra ele.

[…]

Artículo completo (portugués o inglés) en The Intercept